segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Massa de Atum e o cheirinho a férias

Estamos a pouco mais de uma semana da festa da Família… Dos encontros que ocorrem nesta altura uma vez por ano! É tempo de reencontrar tios, primos e avós que vivem distantes para partilhar a tradicional Ceia de Natal, a mesa com o bacalhau cozido, couve e batata e com as típicas iguarias que nos arregalam os olhos.
E para muitos, Natal também é sinónimo de férias. E para nós é :). Não descorando a simbologia da época, vamos ao encontro da família que vive do outro lado do oceano, na terra distante que Pedro Álvares Cabral descobriu há mais de quinhentos anos. Para uns será o reencontro mas para muitos outros será um primeiro encontro. Serão férias de descoberta em muitos aspectos.
Prometo muitas novidades vindas desta “terra quente” que partilharei convosco, as aventuras e descobertas, receitas e segredos de uma cozinha/cultura/país diferente, mas com muito laço ligado a Portugal. Se pensarmos bem, quase todos temos um elo familiar neste país, ou dos avós que lá estiveram, ou dos tios que foram e ficaram.
Espero trazer muitas boas recordações para partilhar!

Hoje, revirei o baú das receitas a partilhar e encontrei esta Massa com Atum que lá em casa adoramos.

Macarrão (pode fazer com qualquer outra massa a gosto ou que conste da despensa)
1 cebola
2 dente de alho
2 latas de atum
30gr azeite
1 lata de cogumelos laminados
4 colheres de sopa de polpa de tomate
4 colheres de sopa de tomate picado (costumo utilizar em lata da Guloso)
Sal e Óregãos qb
Molho bechamel a gosto
Queijo mozzarela

Cozer a massa em água temperada com sal num tacho.
No copo da Bimby colocar a cebola e o alho e picar 10seg/vel6. Adicionar o azeite e refogar 7min/100º/vel2. Juntar os cogumelos e refogar 2min/100º/vel colher inversa. Acrescentar a polpa de tomate, o tomate, sal e orégãos e programar 5min/100º/vel colher inversa.
Por fim acrescentar o atum escorrido e programar mais 2 min/100º/vel colher inversa.
Num pirex misturar a massa com o preparado de atum. Regar com um pouco de bechamel e cobrir com o queijo.
Levar ao forno a 200º a gratinar a gosto.



sábado, 12 de dezembro de 2015

Tarte de Limão com Oreo e uma festa de Natal

Dizem que estamos na época de Natal! É verdade? Pensando nisso já ouvi por aí umas músicas alusivas, umas iluminações e montras decoradas com enfeites natalícios. Mas... o frio? a lareira acesa? as luvas, os gorros e os cachecóis? o chá de lúcia-lima quentinho para aquecer?
A ligação que fazemos de Natal a época de frio, vento e chuva leva a que aqui nem sintamos o verdadeiro espírito de Natal - os meus Natais sempre foram passados à lareira :)
Ontem, foi a última sexta-feira antes das férias :) fizemos a nossa tradicional festa de Natal com todos os colegas da empresa. Comida, bebida, música e boa disposição fizeram da tarde uma festa de muito convívio.
E festa que é festa, tem que ter docinhos :) A sobremesa que decidi fazer é deliciosa. Experimentem que não se vão arrepender!

Ingredientes p/ a base:
2 pacotes de Oreo (tubo)
100 g manteiga
Ingredientes p/ o recheio:
3 pacotes de natas (600 ml)
1 lata de leite condensado
6 folhas de gelatina incolor
4 limas (eu utilizei 1 limão grande pois não consegui limas)

Preparação da base:
Colocar no copo as bolachas inteiras e triturar 5seg/vel9, juntar a manteiga e programar 15seg/vel6.
Forrar com esta base uma tarteira, apertando bem o fundo e as laterais.Levar ao frio enquanto prepara o recheio.

Preparação do recheio:
Lavar o limão, ralar a casca e espremer o sumo e reservar.Colocar as folhas de gelatina de molho em água fria.
Colocar a borboleta, as natas e programar 2min/vel3. Adicionar o leite condensado e programar 2min/vel3 (até começar a obter um creme fofo). Sem deixar de mexer, adicionar o sumo de limão em fio. Mexer até que o creme esteja consistente.
Escorrer as folhas de gelatina e dissolvê-las em 3 colheres de sopa de água a ferver, misturando bem para que se dissolvam por completo (se necessário levar alguns segundos ao micro-ondas).
Com a bimby ligada na vel3, juntar a gelatina dissolvida ao creme e também a maior parte da raspa da limão e misturar bem.
Deitar o preparado sobre a base, até atingir a borda superior da tarte e polvilhar com a restante raspa da limão.
Levar ao frigorífico para solidificar.

Fonte: http://www.mundodereceitasbimby.com.pt/receitas/9730/tarte-de-lima-com-oreo.html

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Uma colher de caldo verde e as saudades de casa

Andava há já alguns dias para fazer um caldo verde cá em casa! Nas compras de fim de semana lá consegui encontrar couve caldo verde, nem sempre é fácil :) Ontem decidi fazer para jantar!
Bateu nostalgia... bateu a saudade de casa, das noites frias de Inverno à lareira, das conversas à mesa enquanto aquele caldo maravilhoso nos aquecia as entranhas. Recordei todas estas boas memórias enquanto saboreava a tradicional e deliciosa sopa.

400gr de batata
150gr de cebola
2 dentes de alho
500gr de água
150gr de couve caldo verde
Chouriço em rodelas - utilizei Quinta de Jugais picante :)
Azeite e sal qb

No copo colocar as batatas, a cebola, o alho, a água e o sal. Na varoma colocar a couve e o chouriço. programar 40min/varoma/vel1.
Findo o tempo, triturar o puré 1min/vel5-7. Acrescentar a couve, o chouriço e água a ferver a gosto - eu gosto do caldo verde bastante cremoso - e programar 1min/100º/vel. colher inversa.
Servir acompanhado com um bom vinho tinto.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Bifes em molho de café e uma noite de conversa

Fim de semana é sempre sinónimo de convívio com horas a fio de conversa, gargalhadas pelo meio mas sem nunca esquecer a bela da mesa com "boa" comida!
A semana de trabalho é bastante cansativa. Dias longos que "nunca mais acabam" mas que passam a correr e quando damos por nós é novamente fim de semana.
Neste sábado fez-me mais um jantarzinho lá em casa e, desta vez com uma convidada especial, a amiga Sandra que chegou pela primeira vez a Luanda há uma semana!
O menu foi composto de Brushetta de tomate e presunto, Bife em molho de café e Delícia de iogurte, maçã e canela.

Entrada: Brushetta de tomate e presunto
5 fatias de pão de água (confeccionar com pão a gosto)
1 tomate maduro (tem mais sabor)
fatias finas/finissimas de presunto
Orégãos
Queijo mozarela ralado
Alho

Cortar o tomate em cubos em pequeninos, acrescentar o presunto lascas pequeninas, temperar com orégãos e reservar. Descascar o alho, cortar ao meio e esfregar bem as fatias de mão. Levar ao forno a 190ºC a tostar um bocadinho. Ao retirar do forno, cobrir com a mistura do tomate, acrescentar queijo e mais um pouco de orégãos.
Levar ao forno para derreter o queijo e dourar um pouco.

(Não há fotografia. O fotógrafo encontrava-se distraído :) )

Prato: Bife em molho de Café c/Batata dourada
5 bifes da alcatra
5 dentes de alho
1 lata de cogumelos laminados
1 café expresso cheio
2 pacotes de natas
Mostarda
sal e 5 pimentas (moer na hora)
Azeite e manteiga
8 batatas

Cozer as batatas com casca em água com sal (não deixar cozer em demasia pois caso contrário depois vão partir-se). Escorrer, deixar arrefecer um pouco, descascar, cortar em rodelas largas (+/- 1cm) e fritar em azeite (fundo da frigideira bem coberto). Temperar com orégãos enquanto fritam.
Temperar os bifes com sal e 5 pimentas. Numa frigideira colocar o azeite, a manteiga e o alho esmagado, fritar a carne e reservar. Na marinada que fica na frigideira colocar os cogumelos e deixar fritar um pouco. À parte, misturar as natas com o café e umas colheres de mostarda. Colocar esta mistura sobre os cogumelos. Deixar ferver e apurar (rectificar os temperos). Regar os bifes com este molho e servir acompanhado com as batatas e um bom vinho. :)


Sobremesa: Delícia de iogurte, maçã e canela (receita aqui)


sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Jantar especial e um brinde à amizade

Estou de volta depois de uns dias de ausência. Hoje partilho convosco um jantar muito especial preparado para amizades especiais. O amigo Francisco regressou a Portugal mas um dia ainda volta, eu sei que sim :) Ficam as memórias dos momentos partilhados, dos sorrisos e olhares que contam histórias... um baú cheio de boas recordações!
"Felizes os que possuem amigos... Aqueles que os têm sem pedir! Amigo não se pede, não se compra e não se vende! Amigo a gente sente" - Bob Marley.


Entrada: Folhadinhos Salgados
1 massa folha (rectangular é o ideal)
Molho de pizza qb
Fiambre
Queijo Mozarella fatiado
Orégãos

Colocar sobre a massa o molho de pizza, depois o fiambre e cobrir com o queijo. Enrolar e cortar em fatias (+/- 3cm). Colocar as fatias deitadas sobre papel vegetal num tabuleiro e salpicar com orégãos. Levar ao forno pré aquecido a 190ºC durante 10min + 5 min a 250º para tostar. Eu tinha já o prato de carne no forno  a assar quando coloquei os folhadinhos, fazia os 2 pratos em simultâneo e assim não perdi tempo :).


Prato: Lombo de Porco recheado c/Bacon e Queijo acompanhado com Batata Hasselback
1 lombo de porco (+/- 800gr)
4 dentes alho
1 colheres de sobremesa de massa de pimentão
Azeite, sal, piripiri, orégãos, tomilho e pimenta qb
1/2 copo vinho e 1/2 copo de água
Queijo e Bacon fatiado

Temperar com umas horas de antecedência (eu deixei na marinada do almoço até ao jantar). Misturar todos os ingredientes, com excepção do vinho e água, e barrar o lombo com a pasta e deixar marinar até à hora de confeccionar.
No momento, colocar a água e o vinho num tabuleiro e e o lombo e levar a assar. O tempo varia em função da carne. Quando estiver quase assado, retirar, fatiar (não na totalidade, as fatias deverão ficar todas unidas) e colocar entre cada uma, uma fatia de queijo e bacon. Levar novamente ao forno para derreter o queijo e tostar o bacon.
Acompanhei com batata hasselback - receita aqui

Nota: Para 3 pessoas é suficiente metade desta dose. Eu como precisava de deixar outra refeição pronta fiz dose a dobrar :)



Fonte: http://ocantinhodananda.blogspot.com/2008/10/lombo-de-porco-recheado-com-queijo-e.html

Sobremesa: Delícia de iogurte, maçã e canela
3 iogurtes naturais
3 maças
4 colheres de sobremesa de acúcar mascavado
Bolacha Maria triturada
Amêndoa laminada torrada
canela e água qb

Colocar todos os ingredientes, à excepção do iogurte, num tacho e levar ao lume cerca de 20minutos. Em cada uma das 3 tacinhas misturar 1/2 iogurte com um pouco do preparado de maçã. Cobrir com 1/2 iogurte, a mistura da bolacha maria com a amêndoa torrada e a restante maçã. Decorar com caramelo líquido.
Fica uma sobremesa super fácil, um toque ácido e uma textura divinal.


Fonte: http://lifestyle.sapo.pt/sabores/receitas/delicia-de-iogurte-com-maca-e-canela


quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Jardineira de carne

A melhor jardineira de carne que alguma vez comi! Sem sombra de dúvida. Fácil, prática, sem segredos e muito saborosa!
A última vez que fiz tratou-se de uma manhã de sábado bastante agitada em compras no supermercado com a amiga Janine. Chegámos a casa em cima da hora de almoço, mas, em pouco mais de 45 minutos estávamos a almoçar. E, posso dizer que a convenci quanto a esta delícia. :)

500gr de carne de porco (cortei um pedaço de lombo em cubos)
Batatas
Cenouras
Ervilhas
Feijão verde
1 cebola grande
4 dentes de alho
50gr de azeite
100gr de polpa de tomate
150gr de água
1 cubo caldo de carne
1 folha de louro
sal e piripiri qb

Lavar, descascar e arranjar os legumes: cortar as batatas em cubos, as cenouras em rodelas e o feijão verde em pedaços cortados na diagonal.
Na bimby colocar a cebola e o alho e picar 5seg/vel5, acrescentar o azeite e refogar 5min/100º/vel1. Findo o tempo, acrescentar ao copo, a carne, a polpa de tomate, o caldo de carne, a folha de louro, sal, piripiri e a água e na varoma os legumes e programar 35min/varoma/vel colher inversa.
Colocar os legumes na travessa de servir, colocar sobre eles a carne e misturar.


terça-feira, 24 de novembro de 2015

Rolinhos salgados

Bom dia!
Como já havia dito ontem, no sábado fizemos um encontro de amigos para ver futebol, não vamos debater o assunto senão fico já exasperada, mas vou falar do nosso entretenimento na cozinha. Levei de casa uns rolinhos salgados de massa folhada, receita que vos deixo hoje, e fizemos para jantar, ou melhor, para o lanche ajantarado pizzas caseiras variadas. Eu e a Sofia senti-mo-nos umas verdadeiras "pizzaiolas". O fotógrafo que nos acompanhou no evento distraiu-se! Homens... vão se lá entender, por isso não há fotos das pizzas. Deixo a inspiração da próxima vez que fizermos.
Estes rolinhos fiz com massa folhada da pasta do dia pois já vem cortada em quadrados e é extremamente fácil de utilizar. Eu gosto muito!

Massa folhada
Bacon e chouriço picado
Queijo mozarella qd
Óregãos
Ovo para pincelar

Colocar sobre a massa o bacon e o chouriço picados, cobrir com queijo mozarella e óregãos a gosto. Enrolar por completo. Cortar o rolo em fatias com cerca de 2 cm de largura e colocá-las na vertical num tabuleiro forrado com papel vegetal. Pincelar com ovo e levar a forno pré aquecido a 180ºC cerca de 15min.


segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Barriga de Porco no Forno com Batatas Hasselback

Nestes últimos dias não consegui vir partilhar as minhas aventuras. E, depois da derrota do Benfica no sábado, fiquei deprimida!! Só ontem me consegui recompor... tinha um almoço para fazer :) Domingo, dia calmo, sem horários a cumprir, é sempre um óptimo dia para nos dedicarmos um pouco mais à cozinha, visto que durante a semana nem sempre é possível, não por falta de vontade mas por falta de tempo ou excesso de cansaço.
Trabalhei no sábado de manhã e durante a tarde fiz umas compras pois tínhamos combinado um final de tarde no sofá a ver Real Madrid-Barcelona e Sporting-Benfica em casa de uns amigos. Entre outras coisas, pensámos fazer umas caipirinhas de lima, especialidade do amigo Pedro M, mas para nosso desconsolo, passei em 3 supermercados e nada de limas :( Aqui nem sempre encontramos o que queremos e quando queremos e, por vezes é necessário "visitar" uma série deles! Vida difícil!
A emoção do futebol prolongou-se até tarde, logo, ontem foi dia de conversa com a cama :) Levantá-mo-nos já tarde, saltámos o pequeno almoço e fomos directo ao almoço: Barriga de Porco no Forno com Batatas Hasselback!

De véspera temperar 1 pedaço de barriga de porco inteira (pedi ao talhante que lhe fizesse 2 cortes na vertical) com vinho branco, sumo de 1/2 limão, 1/2 cubo de caldo de carne, 2 colheres de sobremesa de massa de pimentão, alho em pó, 2 colheres de sopa de tomate triturado, sal e piripiri qb.
No dia levar a assar a 190º cerca de 1 hora coberto com papel de alumínio (para não secar) + 30 minutos já descoberto para dourar.

Enquanto a carne assava preparámos as famosas batatas. Andava há imenso para experiemntar e ontem decidi dedicar-me à causa, simplesmente deliciosas, a parte de cima fica em "modo crocante". A repetir sem dúvida.

4 batatas (não tinha das pequenas utilizei média grande, demora mais tempo a assar mas ficam com igual sabor)
Azeite
Sal
Orégãos e Ervas provence
Margarina

Para conseguir cortar as batatas sem estragar, usar a técnica da colher de sopa: colocar a batata sobre esta e cortar em tiras finas. Temperar com azeite, sal, margarina e as especiarias (fui colando os ingredientes entre as fatias) e levar ao forno cerca de uma hora (50 min a 190ºC + 5min a 250ºC para dourar).




quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Bolinhos de canela

Adoro canela! Maçãs assadas com canela, bolos e tartes de maçã com canela, folhados com a mesma combinação, um valente café com pau de canela e, até uma massada de atum já experimentei com a especiaria e gostei bastante.
Bolinhos de canela, hummmm... adoro! São deliciosos em qualquer altura do ano mas em pleno Inverno com a lareira acesa, as pantufas nos pés, um chá ainda a fumegar, que paixão! Saudades de o poder fazer agora. Como aqui não existe esta época fria, faz-se a combinação ar condicionado a 18ºC, chinelos e um sumo natural acabado de fazer com bastante gelo.
Decidiu-se fazer estes bolinhos numa tarde domingo sem nada para fazer em casa. A amiga Bimby tratou da massa, o maridão encarregou-se de fazer as bolinhas e o restante coube-me a mim.

125gr de margarina
1 ovo
100gr de açúcar
300gr de farinha
Canela em pó a gosto

Forno pré aquecido a 180ºC. Colocar todos os ingredientes no copo, à excepção da canela. Programar 30seg/vel6.
Formar bolinhas com as mãos e envolvê-las em canela.
Colocar as bolinhas num tabuleiro e levá-las ao forno cerca de 15 a 20 minutos.
Retirar, deixar arrefecer e comer. :)

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Sopa de Peixe da Sofia

Há uns dias em conversa com a minha amiga Sofia, não sei muito bem como começou o assunto, mas falámos de comida e fomos divagando até à sopa de peixe, com um toque tradicional na zona da Sertã. Uns dias depois, tive direito a entrega ao domicílio da fantástica sopa que tive oportunidade de saborear. E de facto, comprovo que a sopa é deliciosa.
Pois bem, ontem para jantar, decidi reproduzir as dicas da Sofia para a bimby. Posso dizer-vos que comemos 2 pratinhos cada um!

2 cebolas grandes
2 dentes de alho
azeite qb
500gr de tomate
2 batatas
Peixe a gosto (eu usei pescada)
1 caldo de peixe
Sal e piripiri
Coentro a gosto (eu gosto muito)

Cozer a pescada no cesto em água temperada com um cubo de caldo de peixe 15min/100º/vel4. Reservar o peixe, coar a água e reservar.
Picar a cebola e o alho 5seg/vel5, colocar o azeite e refogar 5min/100º/vel1. Acrescentar o tomate, dar 2 toques em turbo e refogar 5min/100º/vel1. Acrescentar a batata  e a água (a gosto) e programar 20min/100º/vel colher inversa. Findo o tempo, triturar 1min/vel5-7-9.
Acrescentar o peixe limpo de peles e espinhas, sal, piripiri e alguns coentros e deixar incorporar 1min/varoma/vel1.
Servir com croutons e mais coentros.

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Bolo Colchão de Noiva

Como uma festa nunca vem só e a minha já começou no sábado, prolongou-se até ontem :) Temos por hábito fazer uma mini festinha ao final da tarde no local de trabalho.
Compramos uns sumos, uns bolos, uns snack e mais qualquer coisa e temos a festa feita. Vale o convívio. Então ontem decidi fazer uns bolinhos de canela e um bolo colchão de noiva! Eu adoro este bolo. É muito fofo, nada doce e delicioso!
Provei pela primeira vez este bolo há uns anos, feito pela Belinha, a mãe da minha amiga Raquel. Fiquei logo apaixonada. Foi amor há primeira dentada :)
Quando adquiri a bimby passei a fazer com frequência e contínuo apaixonada como no primeiro dia.

Bolo:
180g de açúcar
100g de fécula de batata
casca de 1 limão
6 ovos
1 colher de chá de fermento em pó
coco ralado

Creme:
600g de leite
40g de farinha Maizena
100g de açúcar
2 ovos
1 colher de café de sumo de limão

Colocar no copo as cascas de limão e o açúcar e pulverizar 15seg/vel9. Reservar.
Acrescentar a borboleta , adicionar as claras e bater 6min/vel3 1/2. Reservar.
Tirar a borboleta, deitar no copo o açúcar reservado e as gemas e bater  2min/vel3. Adicionar a fécula de batata e o fermento e misturar 15seg/vel3.
Incorporar as claras em castelo, envolvendo bem com a ajuda da espátula mas sem bater.
Levar ao forno no tabuleiro untado e polvilhado, a 180º mais ou menos 25 minutos (fazer teste do palito).
Enquanto o bolo coze, preparar o creme colocando todos os ingredientes no copo limpo, durante 7min/90º/vel4.
Quando o bolo estiver frio, cortar em duas partes iguais, rechear com parte do creme, cobrir com o restante e polvilhar com o coco ralado.



Fonte: http://docesexperiencias.blogspot.com/2012/02/bolo-colchao-de-noiva.html

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

29 anos... e uma festa de aniversário

Bom dia!
Esta ausência de dois dias deve-se a um fim de semana muito agitado, muito preenchido, muito cansativo, mas fantástico! Fiz anos ontem :) Mas como festa é festa, a minha já começou no sábado e acabou ontem. A ideia de fazer jantar no sábado permitiu que o convívio se prolongasse até tarde e ao mesmo tempo que ontem houvesse tempo para os amigos descansarem, pois a semana é dura!
Juntei os amigos, aqui são a nossa família, jantámos, conversámos e diverti-mo-nos imenso.
Obrigado a todos.







A ementa foi bastante simples. Deixo a minha sugestão desta festa:
Entradas:
Palitos de Presunto
Paté 3 delícias
Batata-frita
Pão d’Alho
Pica – pau
Tirinhas de Frango

Prato Principal:
Arroz à Valenciana
Lasanha de carne

Sobremesas:
Bavaroise de Maracujá
Tarte 3 Chocolates
Arroz Doce Especial
Bolo de Aniversário

E porquê fazer festa? Porque a vida é demasiado curta para não fazer festa! E agora que cheguei ao último ano antes de "tlintar", vou festejar ainda mais a minha vida a cada vida que passa. Sejam também felizes... todos os dias!!!!

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Pão d'alho

Sexta-feira!! Iupii!! Porque será que gostamos tanto da sexta feira? Aquela sensação de chegar a casa ao final do dia de mais uma semana e poder ficar a ver um filme até tarde ou sair para ir ao cinema é de uma leveza tal que o cansaço quase evapora.
No serão de hoje vou aproveitar para tratar das sobremesas para amanhã: Tarte 3 chocolates, Bavaroise de ananás talvez e quiçá um arroz doce especial.
No entanto, hoje partilho convosco, mais uma das entradas de amanhã: Pão d'Alho

Pão baguete
Margarina
Alho
Tomate Cherry
Painho fatiado (gosto Quinta de Jugais)
Queijo mozarella
Orégãos

Cortar o pão em fatias em modo diagonal. Numa frigideira ferver a margarina com o alho esmagado e pincelar bem o pão com este molho. Colocar as coberturas a gosto - eu gosto de fazer as 4 combinações - cobrir com queijo e bastantes orégãos.
Levar ao forno cerca de 10min para derreter o queijo.


quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Jantar especial e uns Enroladinhos de fiambre e queijo gratinados e Bife em molho de mostarda e 5 pimentas

Um feriado e um dia para descansar! E como hoje ia mesmo ficar por casa, ontem decidi fazer um jantar um pouco mais reboscado para nós os dois! Preparei para entrada uns "Enroladinhos de fiambre e queijo gratinados" e para prato principal "Bife em molho de mostarda e 5 pimentas" e claro, a acompanhar um vinho muito especial... Chaminé :)

Entrada: Enroladinhos de fiambre e queijo
2 placas de massa de lasanha
2 fatias de fiambre
6 fatias de queijo mozarella
Oregãos
1/2 lata de tomate com oregãos e manjericão
1/2 cebola
1 dentes alho
10gr de azeite
6 gramas de açucar

Picar a cebola e o alho 5seg/vel5. Acrescentar o azeite e refogar 5min/100º/vel1. Colocar o tomate e o açúcar e programar 10min/100º/vel1. Findo o tempo triturar 1min/vel7 e o molho está pronto.
Cozer a massa de lasanha al dente e deixar arrefecer cerca de 1min sobre papel vegetal. Colocar sobre cada uma fatia de fiambre e uma de queijo e enrolar. Como não tinha um prato individual para levar ao forno a gratinar, levei ambos no mesmo. No tabuleiro colocar em duas filas separadas o molho de tomate e sobre cada colocar um enroladinho e cobrir com 2 fatias de queijo e oregãos a gosto. Levar ao forno a gratinar.
Como tive de transpor do tabuleiro para o prato o molho espalhou-se um pouco.
Prato Principal: Bife em molho de mostarda e 5 pimentas
2 bifes da alcatra
sal, 5 pimentas e tomilho qb
Um fio de azeite
3 colheres de sopa de natas
1 colher de sopa de mostarda
Batatas para fritar

Descascar as batatas, cortar em rodelas finas, lavar bem lavadas e colocar em bastante água com sal - quanto mais tempo ficarem nesta água mais estaladiças ficam, deixei cerca de 1 hora.
Temperar os bifes de ambos os lados com o sal, pimenta moída na hora, tomilho e um fio de azeite.
Começar a fritar as batatas. Numa frigideira colocar um fio de azeite, deixar aquecer bem e colocar os bifes. Deixar fritar cerca de 3 minutos de cada lado para criar uma crosta douradinha e não perder o suco. Tirar e deixar repousar e entretanto colocar na frigideira as natas, a mostarda, a pimenta em grão e mexer bem. Quando começar a ferver coloque os bifes e deixe cerca de 1 minuto sem virar. Colocar no prato de servir, regar com um pouco de molho e acompanhar com as batatas fritas.



terça-feira, 10 de novembro de 2015

Lasanha de carne

Hoje deixo-vos a receita de um dos meus pratos preferidos: lasanha de carne. Simples de confeccionar, sempre muito agradável para um jantar de amigos que nunca nos deixa ficar mal, pois é deliciosa :)

1 cebola
2 dentes alho
1 cenoura
1 lata de cogumelos pequena
125gr bacon
1 fio de azeite
1 colher de sopa de margarina
1 folha de louro
500gr de carne picada (umas vezes faço com carne de porco outras com vitela)
1/2 copo de vinho branco
Polpa de tomate a gosto
Caldo knorr de carne
sal e pimenta qb
Massa de lasanha
Queijo ralado mozzarella
Queijo ralado para gratinar
Molho bechamel

Refogar muito bem a cebola, o alho, a cenoura, os cogumelos e o bacon picados no azeite e na margarina. Acrescentar a carne picada e a folha de louro e deixar cozinhar até esta ficar soltinha. Refrescar com o vinho branco e deixar evaporar cerca de 10 minutos. Entretanto acrescentar a polpa de tomate, o caldo knorr, o sal e a pimenta e deixar apurar. Se necessitar de um pouco mais de molho acrescentar vinho ou, em alternativa um pouco de água.
Num tabuleiro refractário colocar um pouco de bechamel no fundo (faço sempre a receita do livro base da Bimby) e sobrepor a massa, depois uma camada de bechamel, o molho da carne e queijo mozzarella. Terminar com a massa, o bechamel e o queijo para gratinar.
Levar ao forno a 180º cerca de 45min.


segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Palitos de Presunto

Bom dia a todos.
Segunda-feira é sempre um dia difícil. Depois de um fim-de-semana de pura descontracção, ouvir o despertador às 6 horas da manhã é deprimente. Mas, tendo em conta que quarta feira é feriado - 40 anos da Independência de Angola - o sentimento de injustiça contra o despertador por me acordar tão cedo ameniza, pois a terça-feira de amanhã tem sabor a sexta-feira. :)
Esta semana estou em modo "preparação da minha festa de anos" no fim-de-semana in home. Ao contrário de muitas pessoas, eu adoro festejar os anos e faço sempre questão de ter festa. Gosto sempre de agradecer mais um ano do bem mais precioso que temos, que é a nossa vida.
Seremos entre 15 e 20 pessoas mas ainda não defini toda a ementa a presentar. Para as entradas estou a pensar em palitos de presunto, paté 3 delícias, pão d'alho variado, pica-pau, tirinhas de frango panado com molho de alho e salsa e mini croissants de pepperoni.
Deixo-vos a receita dos palitos de presunto que adoro!

1 massa folhada rectangular 
Presunto fatiado fininho (se for bastante húmido tanto melhor)
5 Pimentas q.b.
1 ovo batido

Ligar o forno a 190ºC. Cortar a massa folhada em  tiras com cerca de 25 cm de comprido e 2 cm de largo. Por cima colocar os pedaços de presunto e enrolar.
Dispor os palitos num tabuleiro forrado com papel vegetal. Pincelar com o ovo batido e temperar com a pimenta moída na hora.
Levar ao forno entre 10 a 15 minutos.



Fonte: Blog Desastres Culinários

domingo, 8 de novembro de 2015

Conchinhas recheadas com atum

Olá a todos.
Tínhamos pensado em ir até à praia mas o programa de ontem prolongou-se até tarde e acabámos por fazer programa em casa. Dormir até tarde... Tomar pequeno-almoço à hora de almoço e almoçar no momento de lanchar. Para alterar a rotina é óptimo. :)
Depois de muita indecisão sobre o que fazer para o almoço, saíram estas conchinhs recheadas com atum. Já havia feito há uns dias na versão carne picada mas estas não deixam inveja nenhuma.

Conchas gigantes da Milaneza
1 cebola pequena (cerca de 50gr)
1 alho
10gr de azeite
50gr de polpa de tomate
50gr de ketchup
2 latas de atum
Sal e pimenta preta qb
Molho bechamel
Queijo ralado

Colocar a massa a cozer num tacho em água temperada com sal.
Para o recheio começar por colocar a cebola e o alho no copo e picar 5seg/vel5.
Juntar a polpa de tomate e o ketchup e programar 15seg/vel7. Acrescentar o azeite e programar 7min/100ºC/vel1.
Adicionar o atum, o sal e a pimenta preta e programar 7min/100º/colher inversa na vel colher.
Rechear as massas com o preparado e colocar sobre cada uma dela uma colher de sobremesa de molho bechamel e um pouco de queijo ralado.
Levar ao forno para gratinar.


sábado, 7 de novembro de 2015

Folhado de Maça

Momentos especiais têm sempre doces pelo meio. Para o jantar de ontem de boas vindas ao nosso amigo F preparei um Empadão de Carne para prato principal e Folhado de Maça para sobremesa.

Para 3 folhados:
4 maças
Canela
Açúcar mascavado
Vinho do Porto
Água
Massa folhada
ovo para pincelar

Levar um tacho ao lume com as maças descascadas e cortadas em pedacinhos, o açúcar mascavado (coloquei umas 4 colheres de sopa pois estas maças eram um pouco ácidas), a canela e o vinho do porto. Deixar ferver e à medida que o molho se for evaporando, ir acrescentado mais vinho do porto e água até as maças estarem cozidas mas sem se desfazerem.
A massa folhada que utilizei já vem cortada em quadrados (+- 15cm de lado). Reservar um pouco de maça e colocar a restante no meio da massa folhada e unir as 4 pontas. Pincelar com ovo e levar ao forco pré-aquecido a 200ºC cerca de 15min.
Servir acompanhado com uma bola de gelado de baunilha e colocar sobre este a maça reservada.


quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Bolachinhas americanas

Ontem estava no sofá a descomprimir depois de um longo dia de trabalho quando me deu uma enorme vontade de ir até à cozinha. Peguei na bimby e mãos à obra! O que fizemos? Umas bolachinhas americanas. Como a despensa nem sempre está recheada tinha em falta as pepitas de chocolate. Pequei em chocolate de culinária e cortei em pedacinhos bem pequeninos.

1 ovo
90gr de açúcar
1 pitada de sal
180gr de farinha
60gr de manteiga
1 colher de chá de fermento
2 colheres de chá de açúcar baunilhado
100gr de pepita de chocolate (coloquei 60gr)

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Forrar um tabuleiro com papel vegetal. 
No copo colocar todos os ingredientes à excepção do chocolate e misturar 15seg/vel5. Acrescentar as pepitas de chocolate e misturar 15seg/vel4.
Formar bolinhas com a massa, colocar no tabuleiro e espalmar um pouco com a mão.
levar ao forno cerca de 20 minutos.
Para quem utilizar a toalha de silicone, deixar arrefecer uns 2/3 minutos antes de tirar as bolachinhas. 
Fonte: livro base da bimby

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Febras “agridoce” com arroz branco

Hoje deixo-vos uma refeição "muito/nada" ligth. Amanhã promete dieta!! 

Margarina
3 dentes de alho
3 fêveras de porco
1 linguiça
1 colher de sobremesa de massa de pimentão
Cerveja q.b.
3 colheres sopa de polpa de tomate
mostarda q.b.

Numa frigideira colocar o alho laminado com a manteiga e a carne cortada em tirinhas. Deixar refogar no molho que a carne liberta. Colocar a massa de pimentão, a polpa de tomate e a mostarda, acrescentar um pouco de cerveja e deixar apurar a gosto. Entretanto acrescentar a linguiça e deixar cozinhar um pouco.
Acompanhar com arroz branco e pêssego laminado.

Gosto imenso da combinação agridoce.

domingo, 1 de novembro de 2015

Fettuccine com bacon e cogumelos em molho rosa

Sem saber muito bem o que nos apetecia para jantar, fomos até à cozinha e saí-mo-nos com isto. Um pouco calórico mas saboroso.

Para 2:

Fettuccine
Bacon em tirinhas
1 lata pequena de cogumelos laminados
3 colheres de sopa de polpa de tomate
Ervas Provence
1 pacote de natas

Cozer a massa em água e sal.

Numa frigideira colocar o bacon e deixar alourar um pouco. Adicionar os cogumelos, temperar com as ervas provence e deixar cozinhar para apurar um pouco. De seguida adicionar a polpa de tomate e as natas e misturar bem. Entretanto escorrer a massa e juntar ao preparado. Misturar bem e servir.