segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Barriga de Porco no Forno com Batatas Hasselback

Nestes últimos dias não consegui vir partilhar as minhas aventuras. E, depois da derrota do Benfica no sábado, fiquei deprimida!! Só ontem me consegui recompor... tinha um almoço para fazer :) Domingo, dia calmo, sem horários a cumprir, é sempre um óptimo dia para nos dedicarmos um pouco mais à cozinha, visto que durante a semana nem sempre é possível, não por falta de vontade mas por falta de tempo ou excesso de cansaço.
Trabalhei no sábado de manhã e durante a tarde fiz umas compras pois tínhamos combinado um final de tarde no sofá a ver Real Madrid-Barcelona e Sporting-Benfica em casa de uns amigos. Entre outras coisas, pensámos fazer umas caipirinhas de lima, especialidade do amigo Pedro M, mas para nosso desconsolo, passei em 3 supermercados e nada de limas :( Aqui nem sempre encontramos o que queremos e quando queremos e, por vezes é necessário "visitar" uma série deles! Vida difícil!
A emoção do futebol prolongou-se até tarde, logo, ontem foi dia de conversa com a cama :) Levantá-mo-nos já tarde, saltámos o pequeno almoço e fomos directo ao almoço: Barriga de Porco no Forno com Batatas Hasselback!

De véspera temperar 1 pedaço de barriga de porco inteira (pedi ao talhante que lhe fizesse 2 cortes na vertical) com vinho branco, sumo de 1/2 limão, 1/2 cubo de caldo de carne, 2 colheres de sobremesa de massa de pimentão, alho em pó, 2 colheres de sopa de tomate triturado, sal e piripiri qb.
No dia levar a assar a 190º cerca de 1 hora coberto com papel de alumínio (para não secar) + 30 minutos já descoberto para dourar.

Enquanto a carne assava preparámos as famosas batatas. Andava há imenso para experiemntar e ontem decidi dedicar-me à causa, simplesmente deliciosas, a parte de cima fica em "modo crocante". A repetir sem dúvida.

4 batatas (não tinha das pequenas utilizei média grande, demora mais tempo a assar mas ficam com igual sabor)
Azeite
Sal
Orégãos e Ervas provence
Margarina

Para conseguir cortar as batatas sem estragar, usar a técnica da colher de sopa: colocar a batata sobre esta e cortar em tiras finas. Temperar com azeite, sal, margarina e as especiarias (fui colando os ingredientes entre as fatias) e levar ao forno cerca de uma hora (50 min a 190ºC + 5min a 250ºC para dourar).




Sem comentários:

Enviar um comentário