segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Massa de Atum e o cheirinho a férias

Estamos a pouco mais de uma semana da festa da Família… Dos encontros que ocorrem nesta altura uma vez por ano! É tempo de reencontrar tios, primos e avós que vivem distantes para partilhar a tradicional Ceia de Natal, a mesa com o bacalhau cozido, couve e batata e com as típicas iguarias que nos arregalam os olhos.
E para muitos, Natal também é sinónimo de férias. E para nós é :). Não descorando a simbologia da época, vamos ao encontro da família que vive do outro lado do oceano, na terra distante que Pedro Álvares Cabral descobriu há mais de quinhentos anos. Para uns será o reencontro mas para muitos outros será um primeiro encontro. Serão férias de descoberta em muitos aspectos.
Prometo muitas novidades vindas desta “terra quente” que partilharei convosco, as aventuras e descobertas, receitas e segredos de uma cozinha/cultura/país diferente, mas com muito laço ligado a Portugal. Se pensarmos bem, quase todos temos um elo familiar neste país, ou dos avós que lá estiveram, ou dos tios que foram e ficaram.
Espero trazer muitas boas recordações para partilhar!

Hoje, revirei o baú das receitas a partilhar e encontrei esta Massa com Atum que lá em casa adoramos.

Macarrão (pode fazer com qualquer outra massa a gosto ou que conste da despensa)
1 cebola
2 dente de alho
2 latas de atum
30gr azeite
1 lata de cogumelos laminados
4 colheres de sopa de polpa de tomate
4 colheres de sopa de tomate picado (costumo utilizar em lata da Guloso)
Sal e Óregãos qb
Molho bechamel a gosto
Queijo mozzarela

Cozer a massa em água temperada com sal num tacho.
No copo da Bimby colocar a cebola e o alho e picar 10seg/vel6. Adicionar o azeite e refogar 7min/100º/vel2. Juntar os cogumelos e refogar 2min/100º/vel colher inversa. Acrescentar a polpa de tomate, o tomate, sal e orégãos e programar 5min/100º/vel colher inversa.
Por fim acrescentar o atum escorrido e programar mais 2 min/100º/vel colher inversa.
Num pirex misturar a massa com o preparado de atum. Regar com um pouco de bechamel e cobrir com o queijo.
Levar ao forno a 200º a gratinar a gosto.



sábado, 12 de dezembro de 2015

Tarte de Limão com Oreo e uma festa de Natal

Dizem que estamos na época de Natal! É verdade? Pensando nisso já ouvi por aí umas músicas alusivas, umas iluminações e montras decoradas com enfeites natalícios. Mas... o frio? a lareira acesa? as luvas, os gorros e os cachecóis? o chá de lúcia-lima quentinho para aquecer?
A ligação que fazemos de Natal a época de frio, vento e chuva leva a que aqui nem sintamos o verdadeiro espírito de Natal - os meus Natais sempre foram passados à lareira :)
Ontem, foi a última sexta-feira antes das férias :) fizemos a nossa tradicional festa de Natal com todos os colegas da empresa. Comida, bebida, música e boa disposição fizeram da tarde uma festa de muito convívio.
E festa que é festa, tem que ter docinhos :) A sobremesa que decidi fazer é deliciosa. Experimentem que não se vão arrepender!

Ingredientes p/ a base:
2 pacotes de Oreo (tubo)
100 g manteiga
Ingredientes p/ o recheio:
3 pacotes de natas (600 ml)
1 lata de leite condensado
6 folhas de gelatina incolor
4 limas (eu utilizei 1 limão grande pois não consegui limas)

Preparação da base:
Colocar no copo as bolachas inteiras e triturar 5seg/vel9, juntar a manteiga e programar 15seg/vel6.
Forrar com esta base uma tarteira, apertando bem o fundo e as laterais.Levar ao frio enquanto prepara o recheio.

Preparação do recheio:
Lavar o limão, ralar a casca e espremer o sumo e reservar.Colocar as folhas de gelatina de molho em água fria.
Colocar a borboleta, as natas e programar 2min/vel3. Adicionar o leite condensado e programar 2min/vel3 (até começar a obter um creme fofo). Sem deixar de mexer, adicionar o sumo de limão em fio. Mexer até que o creme esteja consistente.
Escorrer as folhas de gelatina e dissolvê-las em 3 colheres de sopa de água a ferver, misturando bem para que se dissolvam por completo (se necessário levar alguns segundos ao micro-ondas).
Com a bimby ligada na vel3, juntar a gelatina dissolvida ao creme e também a maior parte da raspa da limão e misturar bem.
Deitar o preparado sobre a base, até atingir a borda superior da tarte e polvilhar com a restante raspa da limão.
Levar ao frigorífico para solidificar.

Fonte: http://www.mundodereceitasbimby.com.pt/receitas/9730/tarte-de-lima-com-oreo.html

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Uma colher de caldo verde e as saudades de casa

Andava há já alguns dias para fazer um caldo verde cá em casa! Nas compras de fim de semana lá consegui encontrar couve caldo verde, nem sempre é fácil :) Ontem decidi fazer para jantar!
Bateu nostalgia... bateu a saudade de casa, das noites frias de Inverno à lareira, das conversas à mesa enquanto aquele caldo maravilhoso nos aquecia as entranhas. Recordei todas estas boas memórias enquanto saboreava a tradicional e deliciosa sopa.

400gr de batata
150gr de cebola
2 dentes de alho
500gr de água
150gr de couve caldo verde
Chouriço em rodelas - utilizei Quinta de Jugais picante :)
Azeite e sal qb

No copo colocar as batatas, a cebola, o alho, a água e o sal. Na varoma colocar a couve e o chouriço. programar 40min/varoma/vel1.
Findo o tempo, triturar o puré 1min/vel5-7. Acrescentar a couve, o chouriço e água a ferver a gosto - eu gosto do caldo verde bastante cremoso - e programar 1min/100º/vel. colher inversa.
Servir acompanhado com um bom vinho tinto.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Bifes em molho de café e uma noite de conversa

Fim de semana é sempre sinónimo de convívio com horas a fio de conversa, gargalhadas pelo meio mas sem nunca esquecer a bela da mesa com "boa" comida!
A semana de trabalho é bastante cansativa. Dias longos que "nunca mais acabam" mas que passam a correr e quando damos por nós é novamente fim de semana.
Neste sábado fez-me mais um jantarzinho lá em casa e, desta vez com uma convidada especial, a amiga Sandra que chegou pela primeira vez a Luanda há uma semana!
O menu foi composto de Brushetta de tomate e presunto, Bife em molho de café e Delícia de iogurte, maçã e canela.

Entrada: Brushetta de tomate e presunto
5 fatias de pão de água (confeccionar com pão a gosto)
1 tomate maduro (tem mais sabor)
fatias finas/finissimas de presunto
Orégãos
Queijo mozarela ralado
Alho

Cortar o tomate em cubos em pequeninos, acrescentar o presunto lascas pequeninas, temperar com orégãos e reservar. Descascar o alho, cortar ao meio e esfregar bem as fatias de mão. Levar ao forno a 190ºC a tostar um bocadinho. Ao retirar do forno, cobrir com a mistura do tomate, acrescentar queijo e mais um pouco de orégãos.
Levar ao forno para derreter o queijo e dourar um pouco.

(Não há fotografia. O fotógrafo encontrava-se distraído :) )

Prato: Bife em molho de Café c/Batata dourada
5 bifes da alcatra
5 dentes de alho
1 lata de cogumelos laminados
1 café expresso cheio
2 pacotes de natas
Mostarda
sal e 5 pimentas (moer na hora)
Azeite e manteiga
8 batatas

Cozer as batatas com casca em água com sal (não deixar cozer em demasia pois caso contrário depois vão partir-se). Escorrer, deixar arrefecer um pouco, descascar, cortar em rodelas largas (+/- 1cm) e fritar em azeite (fundo da frigideira bem coberto). Temperar com orégãos enquanto fritam.
Temperar os bifes com sal e 5 pimentas. Numa frigideira colocar o azeite, a manteiga e o alho esmagado, fritar a carne e reservar. Na marinada que fica na frigideira colocar os cogumelos e deixar fritar um pouco. À parte, misturar as natas com o café e umas colheres de mostarda. Colocar esta mistura sobre os cogumelos. Deixar ferver e apurar (rectificar os temperos). Regar os bifes com este molho e servir acompanhado com as batatas e um bom vinho. :)


Sobremesa: Delícia de iogurte, maçã e canela (receita aqui)


sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Jantar especial e um brinde à amizade

Estou de volta depois de uns dias de ausência. Hoje partilho convosco um jantar muito especial preparado para amizades especiais. O amigo Francisco regressou a Portugal mas um dia ainda volta, eu sei que sim :) Ficam as memórias dos momentos partilhados, dos sorrisos e olhares que contam histórias... um baú cheio de boas recordações!
"Felizes os que possuem amigos... Aqueles que os têm sem pedir! Amigo não se pede, não se compra e não se vende! Amigo a gente sente" - Bob Marley.


Entrada: Folhadinhos Salgados
1 massa folha (rectangular é o ideal)
Molho de pizza qb
Fiambre
Queijo Mozarella fatiado
Orégãos

Colocar sobre a massa o molho de pizza, depois o fiambre e cobrir com o queijo. Enrolar e cortar em fatias (+/- 3cm). Colocar as fatias deitadas sobre papel vegetal num tabuleiro e salpicar com orégãos. Levar ao forno pré aquecido a 190ºC durante 10min + 5 min a 250º para tostar. Eu tinha já o prato de carne no forno  a assar quando coloquei os folhadinhos, fazia os 2 pratos em simultâneo e assim não perdi tempo :).


Prato: Lombo de Porco recheado c/Bacon e Queijo acompanhado com Batata Hasselback
1 lombo de porco (+/- 800gr)
4 dentes alho
1 colheres de sobremesa de massa de pimentão
Azeite, sal, piripiri, orégãos, tomilho e pimenta qb
1/2 copo vinho e 1/2 copo de água
Queijo e Bacon fatiado

Temperar com umas horas de antecedência (eu deixei na marinada do almoço até ao jantar). Misturar todos os ingredientes, com excepção do vinho e água, e barrar o lombo com a pasta e deixar marinar até à hora de confeccionar.
No momento, colocar a água e o vinho num tabuleiro e e o lombo e levar a assar. O tempo varia em função da carne. Quando estiver quase assado, retirar, fatiar (não na totalidade, as fatias deverão ficar todas unidas) e colocar entre cada uma, uma fatia de queijo e bacon. Levar novamente ao forno para derreter o queijo e tostar o bacon.
Acompanhei com batata hasselback - receita aqui

Nota: Para 3 pessoas é suficiente metade desta dose. Eu como precisava de deixar outra refeição pronta fiz dose a dobrar :)



Fonte: http://ocantinhodananda.blogspot.com/2008/10/lombo-de-porco-recheado-com-queijo-e.html

Sobremesa: Delícia de iogurte, maçã e canela
3 iogurtes naturais
3 maças
4 colheres de sobremesa de acúcar mascavado
Bolacha Maria triturada
Amêndoa laminada torrada
canela e água qb

Colocar todos os ingredientes, à excepção do iogurte, num tacho e levar ao lume cerca de 20minutos. Em cada uma das 3 tacinhas misturar 1/2 iogurte com um pouco do preparado de maçã. Cobrir com 1/2 iogurte, a mistura da bolacha maria com a amêndoa torrada e a restante maçã. Decorar com caramelo líquido.
Fica uma sobremesa super fácil, um toque ácido e uma textura divinal.


Fonte: http://lifestyle.sapo.pt/sabores/receitas/delicia-de-iogurte-com-maca-e-canela