As saudades já batem. Saudades das pessoas que ficaram, das coisas que deixámos e até dos cheiros e sabores daquela comida lá de casa (aquele sabor caseiro que se sobrepõe é tudo).
Este fim de semana, a amiga Janine (a madrinha de curso que reencontrei em Luanda quase 8 anos depois... de facto o mundo é mesmo pequenino) preparou um jantar de Páscoa antes de irmos de férias. O tema da Páscoa foi apenas o pretexto para o convívio pois para a ementa desligámos esse pretexto :). Começámos a noite de sábado com uma vitória do Sporting (para contentamento dos amigos Miguel e Marelene) e seguimos com Tarte Folhada de Tomate Cherry com Presunto de entrada, Lombo de Porco em Cebolada com Legumes Salteados como prato principal e finalizámos com uma calórica Mousse de Chocolate.
Tinha passado há uns dias num blog e dei de caras com esta receita que me pareceu logo à primeira vista excelente aposta para entrada. E de facto não me enganei :)
Obrigado pela receita: http://afestadebabette.blogspot.com/2011/05/tartes-folhadas-de-tomatinhos-cherry.html
Tarte Folhada de Tomate Cherry com Presunto
Massa folhada - cortar em rectângulos
Tomate cherry
Mostarda de Dijon (não tinha utilizei mostarda comum)
Sal, vinagre balsâmico e manjericão seco
Mel e 5 pimentas
Fatias finas de presunto e rúcula para acompanhar
Pré aquecer o forno a 180ºC.
O ideal é comprar massa folhada da Pasta ou outra qualquer rectangular. Aqui, nem sempre é fácil encontrar o que precisamos. E pois bem, como não havia rectangular moldámos uma redonda (lei do desenrasca :) ). Barrar cada rectângulo de massa com a mostarda. Colocar por cima metades de tomae cherry viradas para cima e temperar com um pouco de sal, vinagre balsâmico e manjericão seco. Levar ao forno durante cerca de 15 minutos ou até estar douradinho.
Depois de retirar do forno, colocar sobre cada tarte um fio de mel e um pouco de pimenta moída na hora.
Servir quente acompanhada por presunto e folhas de rúcula.