segunda-feira, 21 de março de 2016

O cheiro a férias e uma Tarte Folhada de Tomate Cherry com Presunto

Já sinto o cheiro a férias. Quinta-feira lá vamos nós: home sweet home. Há mais de cinco meses que não vamos a Portugal.
As saudades já batem. Saudades das pessoas que ficaram, das coisas que deixámos e até dos cheiros e sabores daquela comida lá de casa (aquele sabor caseiro que se sobrepõe é tudo).
Este fim de semana, a amiga Janine (a madrinha de curso que reencontrei em Luanda quase 8 anos depois... de facto o mundo é mesmo pequenino) preparou um jantar de Páscoa antes de irmos de férias. O tema da Páscoa foi apenas o pretexto para o convívio pois para a ementa desligámos esse pretexto :). Começámos a noite de sábado com uma vitória do Sporting (para contentamento dos amigos Miguel e Marelene) e seguimos com Tarte Folhada de Tomate Cherry com Presunto de entrada, Lombo de Porco em Cebolada com Legumes Salteados como prato principal e finalizámos com uma calórica Mousse de Chocolate.

Tinha passado há uns dias num blog e dei de caras com esta receita que me pareceu logo à primeira vista excelente aposta para entrada. E de facto não me enganei :)

Obrigado pela receita: http://afestadebabette.blogspot.com/2011/05/tartes-folhadas-de-tomatinhos-cherry.html

Tarte Folhada de Tomate Cherry com Presunto
Massa folhada - cortar em rectângulos
Tomate cherry
Mostarda de Dijon (não tinha utilizei mostarda comum)
Sal, vinagre balsâmico e manjericão seco
Mel e 5 pimentas
Fatias finas de presunto e rúcula para acompanhar

Pré aquecer o forno a 180ºC.
O ideal é comprar massa folhada da Pasta ou outra qualquer rectangular. Aqui, nem sempre é fácil encontrar o que precisamos. E pois bem, como não havia rectangular moldámos uma redonda (lei do desenrasca :) ).  Barrar cada rectângulo de massa com a mostarda. Colocar por cima metades de tomae cherry viradas para cima e temperar com um pouco de sal, vinagre balsâmico e manjericão seco. Levar ao forno durante cerca de 15 minutos ou até estar douradinho.
Depois de retirar do forno, colocar sobre cada tarte um fio de mel e um pouco de pimenta moída na hora.
Servir quente acompanhada por presunto e folhas de rúcula.


quinta-feira, 3 de março de 2016

Um passeio por...

Quando penso em fim-de-semana, particularmente o domingo, associo sempre aos almoços em família que se prolongam pela tarde dentro, seguidos de uma "bica na tasca" da aldeia.
Aqui, longe de tudo e todos temos a família dos amigos. Tentamos, dentro do possível, tirar algum partido desta vida (sobretudo) profissional. Desfrutamos dos dias de boa disposição, muito companheirismo, convívios alusivos às várias comemorações ao longo do ano ou até passeios por aí à descoberta. Criámos laços que ficarão para a vida!
No passado domingo saímos para almoçar num dos meus locais preferidos, Mubanga Lodge, localizado na Funda (Estrada do Kifangondo) a cerca de 50km de Luanda. E porque gosto eu deste espaço? Porque posso desfrutar de uma saborosa refeição com um aspecto delicioso (os olhos também comem :) ). Mas não é só. O restaurante tem uma particularidade! Não existe carta, apenas a de vinhos. A ementa do dia é escolha do chef e apenas sabemos o que vamos degustar quando o prato nos é servido (entrada comum + entrada no prato + prato de peixe + prato de carne + sobremesa). A par com esta iguaria à mesa, o espaço envolvente também convence. Muitas árvores, alguns animais vagueiam por lá, os pássaros chilreiam sem igual e o brilho do sol reflecte-se na água da lagoa da Kilunda (por vezes é possível passear de barco nesta lagoa).
As fotos falam por si!
Entrada comum

Entrada no prato

Prato de peixe

Prato de carne

Sobremesa