sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Rolinhos estaladiços de queijo de cabra, mel e tomilho

Com mais um fim de semana a bater-nos à porta, é tempo de pensar e decidir as belas ementas dos próximos 2 dias. Gosto de cozinhar, particularmente ao fim de semana que temos mais tempo para nós e para desfrutar de uma bela refeição acompanhada de um fantástico vinho e uma deliciosa sobremesa.
Deixo-vos uma óptima entrada: saborosa e muito "in". Os vossos convidados vão adorar!

Rolinhos estaladiços de queijo de cabra, mel e tomilho

2 folhas de massa filo
Tomilho fresco - usei seco
60 gr de manteiga derretida
125 gr de queijo de cabra
Mel

Cortar cada folha da massa filo em 4 rectângulos. Untá-los por todo com a manteiga derretida. Salpicar cada rectângulo com tomilho num dos lados ao longo de todo o comprimento e fazer uma dobra desse lado com cerca de dois centímetros.
No lado oposto ao tomilho, colocar uma linha de queijo de cabra esmigalhado e um pouco de mel e enrolar. Repetir o processo, começando sempre no lado do queijo de cabra e terminando no do tomilho.
Colocar num tabuleiro com papel vegetal e pincelar cuidadosamente os topos com manteiga.
Levar ao forno durante 15 a 20 minutos ou até ficarem dourados e crocantes.




Fonte: Encontrei a receita há uns dias no site Casal Mistério: http://www.casalmisterio.com/uma-entrada-de-sonho-rolinhos-166563

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Um pedaço de férias - parte III e última :)

Metade das férias passou. Começa a contagem decrescente e o sentimento de querer esticar um pouco mais os dias que restam! Passei algumas horas, talvez dias a pesquisar sobre o Rio de Janeiro e os lugares obrigatórios a vaguear e, no pódio da lista escrevi Búzios - a charmosa cidade!

11º e 12º dia
Búzios é uma verdadeira profusão de sotaques, pois todos se rendem aos encantos desta cidade. Sofisticada, charmosa, acolhedora e badalada são alguns dos adjectivos que a caracterizam. O passeio pela famosa Rua das Pedras é obrigatório, quer seja dia, quer seja noite, encontramos lojinhas, bares, cafés e restaurantes abertos. Vale a pena um passeio ao entardecer pela Orla Bardot acompanhada pelo pôr do sol sem esquecer uma foto postal  com a famosa actriz francesa Brigitte Bardot.
Búzios tem ao dispor 23 praias, algumas delas tão pequenas que quase passam despercebidas. O melhor é fazer um passeio de barco e desfrutar da beleza natural desta cidade.
Praia do Canto


Praia do Canto

Praia do Canto

Praia João Fernandes

Orla Bardot

Orla Bardot


13ºdia
Reservado para uma visita ao recém inaugurado Museu do Amanhã. Há terça-feira a entrada é gratuita, logo, encontrámos uma longa espera de 2 horas de fila. Muito sol, muito calor e uma dor nas pernas mas não desistimos :) O museu tem uma arquitectura moderna excepcional. É ver para crer :)







14º dia
Não dedicado a vaguear este dia reservou-se a descanso, família e uma festa de pré-réveillon!

Praia de São Conrado - Vista do Hotel Royal Tulip

Grande noite no Barra Music

 15º e 16º dia
Último dia do Ano! A "noite da virada" na badalada Praia de Copacabana é das maiores atracções turísticas da cidade, e, milhares de pessoas de todo o mundo e do próprio Brasil visitam o Rio para a grande festa. A tradição dita traje branco, para muitos símbolo de sorte para o novo ano, para outros fé, como a Rainha Iemanjá.
Entre sorrisos e gargalhadas, os turistas transportam garrafas de vinho, champanhe, flores e até cadeiras de praia para, no ponto alto da noite estar tudo a postos para a recepção ao novo ano. No ar, paira o espírito eufórico e alegre de quem se encontra ansioso pela magnífica e inesquecível queima de fogos à meia noite.
Último nascer do sol de 2015!

Vestidinhos a rigor :)

Que 2016 seja inesquecível tal como a magnífica noite!


Primeiro dia do ano!
1º brinde do ano! 

E assim fecho o meu capítulo de férias! Ficam as saudades!






terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Um pedaço de férias - parte II

Bom dia,
Porque é que as férias deixam sempre tantas saudades? Vive-mo-las tão intensamente, tentando sempre aproveitar todos os pedacinhos e todos os dias para desfrutar mais um pouco, conhecer algo mais, visitar mais um amigo ou familiar ou simplesmente desfrutar do nosso espaço, uma manhã na cozinha ou uma tarde no sofá!
Vamos viajar mais um pouco no tempo :)

7º dia
Começámos o dia com o passeio familiar pelo principal cartão postal da cidade: o  Cristo Redentor. A estátua do Cristo, com os seus imponentes 710 metros de altura, um dos símbolos da Cidade Maravilhosa, representa a receptividade do povo carioca, sempre “de braços abertos” para receber os turistas. A melhor forma de chegar é pelo tradicional "Trem do Corcovado" que nos oferece uma viagem de 20 fantásticos minutos.
A família... o melhor!

Vista sobre a Lagoa Rodrigo Freitas

A famosa Árvore de Natal da Lagoa - a maior árvore de Natal flutuante do mundo.  
Vista sobre o Pão de Açúcar

O segundo passeio do dia passou pelo Pão de Açúcar e respectiva viagem de teleférico (primeiro teleférico do Brasil inaugurado em 1912). Este ponto turístico é constituído de dois morros – o Morro da Urca (mais baixo) e o Morro do Pão de Açúcar (mais alto).  A vista é linda e até para os mais tímidos vale a pena arriscar. 
Vista sobre o Cristo Redentor

Vista sobre as Praias Vermelha e Copacabana



8º e 9º dia
Chegou o dia da tradicional Consoada. Entre conversas, risos e gargalhadas, ementa recheada e mesa cheia, faltou apenas um pequeno pormenor... a minha adorada lareira e o frio maravilhoso que caracterizam esta época em Portugal. Apesar disso, confesso que valeu muito a pena a experiência do "Natal diferente" :)
Aproveitámos estes dias para nos dedicar um pouco mais à causa familiar, pôr a conversa em dia e engordar mais umas gramas :)



10º dia
Reservado para uma espreitadela à Floresta da Tijuca - a maior floresta urbana do mundo. O local é perfeito para os amantes da natureza e oferece trilhos para caminhadas até aos diversos picos que compõe o parque, locais para piquenique, churrasqueiras e espaços infantis. A maior parte do dia foi dedicada a não fazer nada :)

Cachoeira da Floresta (caudal reduzido devido à falta de chuva)

Capela Mayrink (alt. 460m) - decorrem aqui muitos casamentos nobres

Anotei :)

Laser com a "galera"
Amanhã partilho mais um pedaço destas férias maravilhosas! 

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Um pedaço de férias - parte I


Quase um mês se passou desde a última partilha que fiz. Neste entretanto passaram-se mais de 2 semanas de férias e uma de trabalho, e confesso que o regresso está a ser difícil. Foram tantas as coisas boas que vivenciamos estas férias que é inexplicável o sentimento de vazio por estes dias.
Encontrámos familiares e, alguns até pela primeira vez! Descobrimos algumas maravilhas do mundo! Fomos acima de tudo, muito felizes!
Hoje não partilho cozinha. Partilho um pouco das minhas memórias destas férias.

Inspirem-se! Sejam Felizes!

No dia da nossa chegada, 17/12, o maridão teve direito a mega festa surpresa! Obrigado a todos pelo carinho.
Festa surpresa ao maridão :)
2º dia
Passámos pela ilha Paquetá. A calmaria das águas  traduz o tradicional e pacato recanto turístico da cidade.
Ilha Paquetá

3º dia
Passeio até uma cidade da Região dos Lagos: Saquarema. Simples, mas muito simpática e uma vista linda. Conhecemos pessoas muito simpáticas e afáveis. Obrigado à querida Jane e restante família que muito bem nos receberam. Partilhámos de uma manhã lúdica! Apanhar coco, descascá-lo e tirar o sumo para beber :)
Igreja de Nossa Senhora da Nazaré - Saquarema
Vista da Igreja


4º dia
Almoço em casa de amigos nas costas da Pedra da Gávea em Joá :)

5º dia
Um passeio ao bairro de Santa Teresa deve estar incluído no roteiro de qualquer turista que conhece o Rio pela primeira vez. Partimos dos Arcos da Lapa e fomos andando. Entre ruelas estreitas de calçada e casarões antigos sente-se um ar de tranquilidade que caracterizam este bucólico bairro.
Subimos pela Escadaria Selarón, uma verdadeira obra de arte de um artista chileno. Queríamos ter descido pelo famoso "bondinho" mas já havia fechado às 16horas :(
Arcos da Lapa

As manas na Escadaria de Selarón

6º dia
Uma das áreas mais bonitas da cidade é o Jardim Botânico. Criado em 1808, é considerado um dos 10 mais importantes no mundo.



Amanhã partilho mais um pedaço de vida, mais um pedaço de história :)